top of page
  • Foto do escritorAndréa Gomes

Como a Maternidade Influência o Estilo Pessoal ?


A maternidade é um marco transformador na vida de uma mulher, repleto de novas responsabilidades, alegrias e desafios, inclusive no universo da moda e do estilo pessoal. Como consultora de imagem e especialista em intenção visual, tenho observado um padrão interessante: 95% das minhas clientes são mães que se sentem perdidas em seu próprio estilo após a maternidade. Este fenômeno não é apenas comum, mas também profundamente significativo, refletindo as vastas mudanças que ocorrem durante esta fase da vida.

O termo "estilo" origina-se do latim "stilus", que significa a maneira particular de fazer algo. Quando falamos de imagem, estilo é entendido como o conjunto de traços que define uma pessoa através de suas escolhas de vestuário. Logo, estilo é uma expressão pessoal que comunica nossa identidade sem a necessidade de palavras.


Após o nascimento de um (a) filho (a), a vida de uma mãe muda radicalmente. Essas mudanças são refletidas não apenas em suas rotinas diárias, mas também em suas escolhas de vestuário. Por exemplo, uma necessidade imediata de praticidade e conforto, exigindo uma adaptação no guarda-roupa e na imagem dessa mulher.

Aqui estão as cinco adaptações mais comuns:


Cabelos mais curtos ou presos: Mães frequentemente optam por cortes de cabelo mais curtos ou estilos presos para evitar os puxões dos pequenos, facilitando o manejo diário.


Evitar saltos altos: A necessidade de conforto e segurança ao carregar ou correr atrás de uma criança pequena muitas vezes faz com que os saltos sejam trocados por sapatilhas ou tênis.


Adeus aos acessórios longos: Brincos e colares longos tendem a ser guardados para evitar que sejam puxados por mãos curiosas, minimizando riscos de acidentes.


Roupas com aberturas frontais: Peças com fácil acesso frontal são ideais para mães que amamentam, combinando praticidade e conforto.


Preferência por cores escuras: Cores escuras são práticas para disfarçar manchas e ajudam a ocultar mudanças no corpo pós-parto.


É importante entender e respeitar estas mudanças, pois, nos primeiros meses de maternidade é tudo muito novo, mudança de rotina, responsabilidades e o próprio corpo. À medida que a mulher vai se acostumando com essas mudanças e se sentindo mais confortável e confiante com o corpo pós-parto, começa um processo de redescoberta do seu estilo pessoal após a maternidade.

 

Andréa Gomes

Consultora de Imagem e Estilo

Especialista em intenção visual

@andreagomes.consultoria

Comments


bottom of page