• UM CONCEITO

Conhecer-te e conquistar!

Alcebíades pergunta para Sócrates como ele deveria conquistar o mundo? Naquele momento todos voltam os olhos para o mestre que sabiamente diz à ele que o começo de uma grande conquista deveria ser conhecendo a si mesmo . “ Conhece a ti mesmo e domine o mundo”.




Se refletirmos sobre passagem desse histórico grego, entende-se o princípio da sabedoria sobre as relações humanas em sua mais profunda essência. Freud diz ao seu amigo Fliess, em cartas que ambos trocavam: “Sempre que faço o meu ato analítico, saio dele claudicando como o nosso Pai Jacó, quando guerreou contra um anjo. “Pois é ali no profundo do nosso ser que adentramos e descobrimos quem na verdade somos. Quem é você de verdade? Quais são as suas verdades? Suas intuições, construções como ser humano? Valores e princípios? Quantas pessoas se foram nesse momento da história vítimas de covid 19, e o que poderíamos colocar na lápide de cada um? Não estou falando de coisas que fez, mas de quem eram esses sujeitos?



A essência de cada um, e como cada um funcionou em sua existência. Pois, quando morremos e a tampa do caixão se fecha o que fica para nós é a essência de cada um. Por isso, faça da sua existência a mais linda que puder. Faça da sua vida interessante, inteligente e gostosa de viver, somos frutos de nossas escolhas e interações, conhecendo o que você é e quem você é, assim conseguirás dominar suas emoções e sentimentos. Contudo ninguém tirará a sua capacidade de existir com propriedade e segurança.


A alegria cura tristeza e que toda forma de conquista do ser humano seja pelo conhecimento de si mesmo. Desejo dias de autoconhecimento e ausência de guerras desnecessárias.


Um forte abraço Michele Mello Psicóloga e Psicanalista. Pós-graduada em Psicologia da Educação e neuropsicologia

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo