• UM CONCEITO

Gabriel, O Pensador: 20 Anos do lançamento de "Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre o Mesmo)"

Gabriel, O Pensador ficou alguns instantes em silêncio. Pensando, obviamente. A pergunta era a filosófica e prática, ao mesmo tempo: "Quem era o Gabriel, o Pensador que gravou o álbum 'Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre o Mesmo)', lançado em 2001, e como aquele Gabriel se comparava àquele do presente?".



"Sempre quis propor um pensamento mais crítico e contra a alienação. Isso desde ‘Retrato de Um Playboy’”, diz Gabriel, o Pensador. “Ainda sou esse cara que tenta sacudir um pouco o ouvinte para ele se ligar em certas coisas. Aliás, 'Se Liga Aí' é o título da primeira música do álbum e não é àtoa


"É uma música que possui um questionamento importante até hoje. O papel do eleitor é cobrar resultado de quem votamos. Há anos surgiram esses currais eleitorais pelo Brasil que aceitam qualquer absurdo, esses fãs de políticos que passa pano para qualquer escândalo que eles participam. Faz muito sentido essa música hoje também.




Ouvir o álbum é uma experiência de viagem no tempo, mas curiosamente nenhuma faixa parece envelhecer um dia sequer. Tem sido assim com Gabriel, o Pensador desde o surgimento em 1992. Quando o Brasil estava abalado com o processo de impeachment do então presidente Fernando Collor, o rapper estreou com a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)". Em 2021, em mais um ano de reboliço político, o imparável Gabriel soltou "Nossa Mente", uma parceria com o duo Chemical Surf, também carregada de críticas políticas.

1 visualização0 comentário