• UM CONCEITO

GILBERTO GIL

Duetos 2”, compilação que celebra os 80 anos desse grande artista brasileiro, um dos primeiros contratados da gravadora quando ela se instalou no Brasil. Idealizada e produzida pelo jornalista e pesquisador Renato Vieira (responsável por compilações e reedições de Belchior, Elis Regina, Jorge Mautner e Tom Zé), Duetos 2 resgata canções que o cantor e compositor registrou em discos de amigos e projetos especiais.



Uma delas é “Ilha da Ilusão”, que Gil compôs para Pery Ribeiro. Antes de gravarem a faixa juntos, os dois se encontraram casualmente e Pery sondou a possibilidade de ter uma música inédita do colega no disco independente que estava planejando. Tempos depois, Gil viu pela televisão o filho de Herivelto Martins e Dalva de Oliveira desfilando no carnaval carioca pela escola de samba União da Ilha do Governador, se impressionou e fez o samba.


Outra raridade presente no repertório é uma versão de “Eu Só Quero Um Xodó”,gravada ao lado de Anastácia, letrista da música, para um disco lançado apenas em vinil que comemorava os 30 anos de carreira dela. Com Dominguinhos, parceiro de Anastácia neste clássico, Gil teve uma ligação ainda mais sólida. Os dois fizeram e foram para o estúdio registrar o sucesso “Abri a Porta”, que ocupa o honroso espaço de primeira faixa de Duetos 2.

1 visualização0 comentário