top of page
  • Foto do escritorJulia Prudente

Preenchimento com ácido hialurônico: saiba 9 mitos e verdades sobre o procedimento

Atualizado: há 3 dias

Dr. Matheus Kasai esclarece as principais dúvidas sobre o tratamento e como a linha Up, da ILIKIA, revolucionou o mercado


Um entre os procedimentos mais procurados nas clínicas dermatológicas, o preenchimento com ácido hialurônico pode muitas vezes gerar dúvidas. São diversos os questionamentos quando falamos dos chamados “injetáveis”. Pensando em esclarecer essas perguntas, convidamos o dermatologista Dr. Matheus Kasai – do Daniel Dziabas Dermatology – para compartilhar alguns mitos e verdades sobre o preenchimento com ácido hialurônico. Confira abaixo:

Preenchimento com ácido hialurônico pode ser feito só nos lábios?

Mito! Na verdade, nós podemos fazer ácido hialurônico no rosto inteiro, a boca é apenas um dos locais que tem indicação. Com ele, nós conseguimos fazer volume no rosto, em regiões que apresentam essa perda de volume e que acontece naturalmente com o envelhecimento. Nós conseguimos, por exemplo, reestruturar a face. Muitas pessoas se queixam que o rosto está ‘derretido’ e que a bochecha caiu. Quando nós preenchemos, conseguimos reposicionar as estruturas, então isso faz um efeito lifting e de rejuvenescimento.

São tantas indicações que atualmente temos até linhas específicas para cada parte do corpo, como a linha Up da ILIKIA, que veio para revolucionar o mercado, já que cada produto foi desenvolvido para atender cada região. Existem preenchedores destinados aos lábios e olheiras, como o Up Fine, preenchedores destinados ao nariz, região malar, sulcos e terço médio da face, como o Up Deep e preenchedores destinados ao mento, malar e mandíbula, como o Up Contour.

Ácido hialurônico e toxina botulínica são a mesma coisa e tem o mesmo efeito?

Mito! Nós temos três procedimentos que são os mais em alta quando falamos em fazer injetáveis, que é o preenchimento de ácido hialurônico, a toxina botulínica e o bioestimulador. As pessoas muitas vezes confundem Botox e preenchimento. Não é incomum o paciente chegar e falar: ‘Ai, vamos fazer Botox na boca’, e eu já sei que não é Botox que ele quer, é o preenchimento. Os efeitos e aplicações são diferentes, quando falamos em toxina botulínica, a aplicação é feita em regiões que temos contração de musculatura, então por exemplo: ‘Ah, eu ergo a testa e tenho aquelas rugas’ isso é toxina, ela não vai dar efeito de volume, ela não vai dar efeito preenchedor, ela vai paralisar a musculatura.

O preenchimento só pode ser feito em pessoas acima dos 40 anos?

Mito! Alguns pacientes acham que o preenchimento só é aplicado em pessoas mais velhas, mas na verdade não tem uma idade mínima de recomendação. Às vezes pode chegar uma paciente de 20 anos que tem uma olheira e quer preencher um lábio, outra vezes uma mulher de 50 anos, que já é um caso diferente, mas que ela teve uma perda de sustentação da pele e nós conseguimos reposicionar.

A busca por esse procedimento é muito maior por parte das mulheres do que os homens?

Mito. O que nós vemos hoje é que os homens estão cada vez mais se cuidando e estão mais preocupados com a aparência. Nós observamos que a procura deles é tão alta quanto a das mulheres, e a gente tem vários perfis de paciente. Tem aquele perfil de paciente que quer fazer uma mega alteração, ele quer sair uma pessoa diferente, e tem aquele que quer fazer escondido mesmo, não quer que os amigos saibam que ele fez. Quando falamos em regiões que eles gostam de tratar, o campeão é o preenchimento de queixo e mandíbula, justamente porque o resultado final é uma masculinização do rosto.

O preenchimento pode ser feito no corpo também?

Verdade! Hoje estamos observando uma nova onda, que é uma tendência dos preenchedores corporais. Com novas tecnologias de preenchimento, como o Up Max da ILIKIA, nós podemos preencher todos os locais do corpo. O que temos feito bastante em pacientes que tem uma estrutura legal, e que não tem grande quantidade de gordura, é o uso de preenchedores no bíceps, para deixar marcado, e no tríceps para ter definição. Além disso, peito, abdômen, coxa, panturrilha e glúteo também são áreas que podemos fazer essa aplicação. Assim como no rosto, no corpo podemos basicamente preencher tudo.

É verdade que o preenchimento é um procedimento muito doloroso?

Mito! O preenchedor tem 03% de lidocaína e isso já dá um conforto para o paciente. Além disso, temos várias técnicas que fazemos para amenizar a dor, como o uso de anestesia local com injetável ou através do uso do anestésico tópico em pomada. É um procedimento minimamente invasivo, ele é supertranquilo para os pacientes e eles normalmente não reclamam de dor, sendo bem tolerável.

O preenchimento com ácido hialurônico gera perda de sensibilidade na pele?

Mito, pois estamos injetando um produto que é bio compatível, já que temos ácido hialurônico no corpo. Às vezes acontece do paciente sentir uma perda de sensibilidade, mas é uma perda de sensibilidade imediata pelo anestésico que vem no produto, isso passa em poucas horas!

Os resultados do ácido hialurônico podem ser vistos rapidamente?

Verdade! Os resultados do ácido hialurônico são instantâneos, então logo após o procedimento o paciente já vê a resposta do tratamento. Ele não é como bioestimulador que nós temos que esperar 90 dias.

O procedimento tem um prazo de validade?

Verdade! Depois do procedimento ele tem um prazo de validade. Nós falamos de mais ou menos um ano, um ano e meio, dependendo da região que foi feita. Em locais de maior movimentação, por exemplo a boca, a tendência é que o produto saia antes e que ele dure um pouco menos - precisando de uma reaplicação.






40 visualizações0 comentário
bottom of page