UM CONCEITO
Skincare na gravidez: saiba os do’s e dont’s da pele durante a gestação
Dr. Daniel Dziabas revela os principais cuidados da influenciadora Juju Norremose durante a gravidez

A gravidez é um período muito único e transformador para as mulheres, diversas mudanças ocorrem interna e externamente. O corpo se prepara para receber a vida que está sendo gerada e a pele também sofre algumas transformações. Durante a gestação, devido às alterações hormonais e vasculares, a pele da gestante pode ficar mais sensível e suscetível a manchas como o melasma e o aumento de sinais, além da piora da acne e dermatite seborreica. Por isso, é importantíssimo ter uma atenção maior com a pele nesse período.
Pensando nisso, convidamos o Dr. Daniel Dziabas, dermatologista da influenciadora e mamãe de primeira viagem, Juju Norremose, para listar alguns cuidados essenciais que ela tem tido com a pele durante a gravidez. Confira abaixo:
Lasers
“Nesse momento tão especial, queremos a Juju mais saudável e linda possível! Por isso, para o caso dela, a gente vem priorizando a utilização do ADVA Laser - que tem ação anti-inflamatória, minimizando a acne, dermatites e agindo no clareamento das manchas. Além disso, o procedimento não é doloroso, invasivo e não tem tempo de recuperação. Também utilizamos o laser Ultra 300 para conseguirmos manter os poros mais fechados e controlar a hiperpigmentação da pele.”
Procedimentos não-invasivos
“Durante a gestação, não recomendamos métodos que tenham entrega de medicamentos que possam penetrar na pele, como o DensiSkin, lasers fracionados, tratamentos injetáveis como a toxina botulínica, preenchedores e os bioestimuladores - todos esses devem ser suspensos durante esse período. Agora, tratamentos que não são invasivos, não dolorosos e nem feitos na região do abdômen podem ser realizados sob a supervisão do seu médico e, desde que a paciente se sinta confortável. Por isso, para o estímulo de colágeno usamos o D-Lifting (Liftera), que é uma técnica não invasiva e sem dor.
As tecnologias, como as com campo eletromagnético, ultrassom e radiofrequência, não são permitidas na região da barriga. Já na face, as que estão liberadas são as não invasivas, não dolorosas para o conforto da gestante e as que não abrem canais na pele para a entrada de medicamentos - também conhecidas como técnicas não ablativas. Sendo assim, os protocolos como o ADVA, Ultra 300 e D-Lifting podem ser feitos, pois seguem essas recomendações.
Skincare
“Sobre skincare que a paciente faz rotineiramente em casa, orientamos que os ácidos (ácido salicílico, glicólico, retinóico) e produtos com ureia devem ser evitados - produtos com mais de 3% de ureia na concentração, geralmente usados para hidratação da pele, não são recomendados durante a gravidez. A ureia nessa concentração é perigosa pois penetra nas camadas mais profundas da pele e pode atravessar a placenta, podendo causar danos ao feto e, em casos extremos, acarretar a sua má formação -, podendo ser substituídos por ácido azelaico, vitamina C e Niacinamida. Já os filtros solares podem ser mantidos, assim como os sabonetes líquidos sem ácido salicílico, e os shampoos mais suaves.”
