top of page
  • UM CONCEITO

Sobre Ressignificação

O que é ressignificar a vida?



A vida não é fatalidade … por isso entender que a possibilidade de reinventar aquilo que não deu certo é possível se você olhar com esperança para a vida. Criar memórias para fazer a vida valer a pena e investir em como eu posso construir a minha vida hoje. Seria esse o desejo dos sujeitos dos dias atuais?

Quando concentramos os nossos sentimentos na falta ou naquilo que sofremos dizemos para nós mesmos: “Que eu sofra mais um pouco!”Ressignificar, reinventar, reestruturar a sua vida todos os dias é a palavra de ordem para o próximo ano e para os próximos dias.

Quando eu te afirmo que o tempo é o bem mais precioso no qual o ser humano ganha ao nascer para lidar com as suas questões humanas. Percebeu-se que será ele o agente principal para que tu penses em como e por onde poderá ressignificar a tua vida.

Quais são os valores necessários para uma vida mais feliz? Quais são os papeis que eu não quero mais assumir? Quais são as suas potências? Quais são os seus projetos de vida? Qual a visão de mundo que você tem e se você precisa melhorá-la? Por que você sofre tanto com isso ou aquilo?


Essas perguntas podem ser pontos de partida para reflexões e mudanças, talvez para uma nova restruturação daquilo que tu és. São as perguntas que mudam a nossa vida, são elas que nos dão um gatilho para outros lugares e vivências.


Você tem dois caminhos: um é sentar e ficar lamentando a vida e o peso dela. Outro é criar pensamentos, sentimentos e ações que te leve a transcender a sua dor ou problema. Para ressignificar e desenvolver a sua história humana sobre essa Terra e construir saídas e estratégias para que a vida seja mais leve e produtiva.

O ano de 2022 foi um ano que nos trouxe um novo olhar sobre a política, sobre o nosso país, sobre a economia, sobre nós mesmos, sobre os animais, sobre o mundo, sobre as perdas, sobre a morte.

Somos cidadãos do mundo, como diz Edgar Morin, filósofo judeu … e por mais que não acreditemos naquilo que fazemos … todas nossas ações ecoarão pela eternidade.


O que eu faço reverbera no outro … por isso, o cuidado pelo ambiente em que vivemos e pelo próximo se faz importante para um novo mundo. Nossa responsabilidade com todos e principalmente conosco, nos levará a um mundo mais justo e honesto. Um lugar melhor para se viver e existir.


Que o ano de 2023, venha com os bons fluídos e as energias de melhores oportunidades e que sejamos sábios o bastante para reconhecê-las e nos apropriarmos de tudo o que é bom e desconsiderar o que for ruim. Um ano de romper e ressignificar....


Abraços fraternos! Dra . Michele Mello

Psicóloga e Psicanalista

166 visualizações0 comentário
bottom of page